XLR8 - Revenue Management System

View Original

Segmentação Individuais e Grupos

Em toda e qualquer formação de revenue ou de segmentação, o primeiro item que se ensina diz respeito à separação entre reservas individuais e reservas de grupos. 

E a diferença é bem simples: uma reserva individual é aquela que tem menos do que x quartos e uma reserva de grupo é aquela que tem x ou mais quartos. A questão que se coloca está no número de quartos, ou seja, no “x”. 

De uma forma transversal, os tradicionais grupos de lazer e corporate correspondem a grupos a partir de 10 ou mais quartos. No entanto, se falarmos de golfe com gratuidade para o pro (os grupos de golfe muitas vezes vêm acompanhados por um profissional que coordena a viagem e ajuda à melhoria contínua dos golfistas), é considerado um grupo a partir de 8 quartos. Se falarmos ainda de unidades pequenas, com 20 ou menos quartos, habitualmente assumimos como grupo um conjunto de 5 ou mais quartos.

Um grupo tem uma contratação específica, até pelo contrato que tem de ser feito. Wash e cancelamentos. Individuais têm padrões consistentes, o que facilita a previsão. Em condições consistentes e regulares (sem lançar ofertas ou sem mudar muito preços), a procura de individuais tem um padrão e uma consistência.

Definição de preços de Grupos é muito diferente de individuais. Grupos é um one shot evaluation constante, ao contrário de individuais que é uma análise de preços constante.

O último ponto a considerar, e que é transversal à definição de qualquer segmento de mercado corresponde ao “momento”. Quando definimos se uma reserva é Individual ou Grupo?

O momento em que definimos o segmento de mercado é o  momento de envio de orçamento com a definição do preço ao cliente. 

Se um parceiro solicitar um orçamento para 20 quartos e lhe dermos um orçamento de grupo e se o grupo passar a ter 5 quartos mais próximo da data, não devemos alterar o segmento. 

A excepção que se aplica é o caso em que efetuamos uma alteração de preço (e como tal o envio de um novo orçamento). Nesse caso podemos atribuir um novo segmento correspondente ao novo orçamento enviado.