XLR8 - Revenue Management System

View Original

A transformação do(a) Revenue Manager

Há 10 anos, o papel de Revenue Manager era estar “quieto no seu canto” a olhar e a mexer em excel e a ajustar preços aqui e ali, de forma quase reactiva e sem se envolver com os membros das restantes equipas. Era visto como o nerd dos números e relatórios, que ninguém percebia muito bem para que serviam.

Texto escrito por: Mafalda Pinheiro

Sempre que “saía da casca” e tentava falar com alguém da equipa comercial para alertar para um preço pouco “desejável” de um grupo ou pressionando para que esta ou aquela ação fosse implementada, era visto como “mau-feitio”, “travão de vendas”, entre outros termos pouco simpáticos e pouco fiéis à função.

A evolução do papel de Revenue Management, aliado e complementado com o avanço da tecnologia, transformou o “Mau-Feitio” em Integrador de Equipas – Comercial, Marketing, Financeiro e até Direção Geral, promovendo o alinhamento de todos na Estratégia Global.

Hoje, o ou a Revenue Manager consegue prever o comportamento dos clientes e do mercado, suportado pela tecnologia, tornando-se responsável por “imprimir” uma cultura e mindset de otimização e maximização transversal a todas as equipas – é possivelmente o elemento com melhor know-how dos insights do mercado e que melhor está adaptado à automatização e uso de novas ferramentas tecnológicas.


“Big Thinker”

– Este termo surgiu há pouco tempo num artigo – e concordamos!


O/A Revenue Manager hoje já não é um otimizador tático e que olha apenas para o detalhe – hoje, o/a Revenue Manager pensa maior, para além do tradicional e convencional e das suas próprias funções.

Hoje ele/ela é Visionário(a) e Estratégico(a) – é isto mesmo! (para ler com enfâse!):

O/A Revenue Manager passou de “bad temper” a “love of my life”.

É no papel de Revenue Manager que encontramos:

  • Adaptação à complexidade do mercado;

  • Conhecimento de “machine learning” e Revenue Management Systems ;

  • Impacto na performance e resultados globais;

  • Envolvimento em decisões e discussões “high-level”;

  • Colaboração e envolvimento constante com as outras áreas, como: vendas, marketing, operações, financeiro.

 

Um pequeno insight do ChatGPT:

“Revenue Managers realized that revenue growth isn't just about crunching numbers, it's about expanding their minds and thinking outside the box!”