Evolução do Revenue Management no tempo
É sempre discutível identificar as datas mais importantes na evolução da disciplina de Revenue Management e na sua implementação na Hotelaria. No nosso caso, acreditamos que esta análise tem de ser multidisciplinar e incluir os avanços técnicos, tecnológicos e de mercado.
Desta forma, apresentamos uma linha temporal que, no nosso entender, reflete a evolução do Revenue Management desde o seu surgimento.
1972 - Ken Littlewood da BOAC, futura British Airways, implementa um sistema de campanhas promocionais vocacionado para estimular a procura e ocupar os lugares vazios dos seus voos sempre que a estimativa do Revenue do voo em questão não atinge o revenue orçamentado.
1978 - Acto Legislativo (Des)Regulador da aviação civil dos Estados Unidos, que abre porta para as Companhias Aéreas Low Cost.
1980 - American Airlines, por indicação do seu CEO Robert Crandall, inicia Yield Management como disciplina e implementa um sistema de Forecast chamado Dynamic Inventory Allocation Modeling Optimizer (DINAMO), com evolução exponencial de receita imediata. É estimado um valor de receita adicional de 1.400 milhões de Euros nos primeiros 3 anos de operação do sistema.
1989 - Robert Crandall reúne com Bill Marriott e dessas reuniões surge o Revenue Management hoteleiro com o conhecemos hoje. Durante a década de 90, a Marriott implementou o primeiro RMS ao nível de Cadeia com um aumento anual de receita acima de 500 milhões de Euros no primeiro ano.
1989 - Ao mesmo tempo que se iniciam os esforços da Marriott, também surge a primeira “powerhouse” de Revenue Management Systems, a iDeaS.
1996/1997 - Fundação das 3 maiores OTA’s - Booking.com, Expedia e Priceline.
1997 - Lançamento do livro de Robert G. Cross “Revenue Management: Hard-Core Tactics for Market Domination” de onde sai a definição mais consensual de Revenue Management.
1998 - Implementação das primeiras tarifas opacas pela Priceline.
1999 - Aparecem pela primeira vez referências à Cvent - Mais conhecida “OTA” para grupos.
2000 - Surge a plataforma de reviews Tripadvisor.
2001 - Fundação da Orbitz e Hotelbeds e implementação do modelo de Bedbanks OTA’s.
2003 - Marriott implementou preços dinâmicos na sua distribuição de Consortias.
2004 - Primeiros pedidos de paridade de preço por parte das OTA’s.
2004 - Fundação da Kayak, primeiro grande canal de Metasearch.
2004 - Surge a Rategain, um dos primeiros Rate Shoppers que tiveram dimensão no mercado.
2005 - Lançado o Metasearch Trivago.
2006 - Estabelecimento e aceitação internacional da terminologia Best Avaliable Rate, enquanto tarifa dinâmica e variável.
2007/2008 - Primeiros cursos públicos de Revenue Management em Portugal, normalmente organizados por entidades estrangeiras que vinham a Portugal fazer workshops de 2 ou 3 dias.
2008 - Começam a surgir as primeiras ligações de duas vias entre PMS e Channel Managers, permitindo Last Room Inventory.
2008 - Surgem a LetsBonus e Grupon, duas das primeiras plataformas de vendas colectivas.
2011 - Primeiras referências ao Google Hotel Finder, canal de metasearch da Google.
2012 - Lançamento do Duetto Revenue Management System - primeira vez que um sistema refere AI, Análise de Voos para o destino e open pricing.
2012 - Surge a OTA Insight Rate Shopper.
2015 - Nasce a XLR8, como empresa de consultoria de Revenue Management.
2017 - Hotelbeds compra a Tourico e a GTA, criando uma terceira grande OTA, neste caso com foco no negócio de Bedbank B2B e não B2C.
2018 – Lançamento do XLR8RMS, um produto que acreditamos ser diferenciador no mercado. Mais do que um sistema de pricing, queremos ser um sistema de Revenue Management para uma gestão considerada e organizada de todos os segmentos.
2020 - Versão 2.0 do XLR8RMS com o módulo de Gestão de Projectos.
2021 - Integração no XLR8RMS do módulo de Recomendação de Preço.
Desde 2016 temos assistido a uma democratização do Revenue Management, bem como dos sistemas de RMS, facto que nos faz acreditar que esta disciplina ainda tem espaço para evoluir.
Na XLR8 trabalhamos todos os dias para fazer parte dessa mesma “revolução” que o Revenue Management veio trazer ao nosso ramo, quer seja com Consultoria, Formação ou no desenvolvimento do RMS.
Saiba mais em www.xlr8rms.com ou www.linkedin.com/company/xlr8-revenue-management.